A história Empreendedora de Elon Musk Completa

A história Empreendedora de Elon Musk Completa

No episódio anterior contamos a história de infância de Elon Musk até ele se formar em Física e Economia, nesse episódio contamos a história empreendedora de Elon Musk como você nunca viu.

Veja também os outros episódios dessa série sobre a história de Elon Musk

Youtube – Kaderno Tech

Zip 2: A História do primeiro empreendimento de Elon Musk

zip2-logo

Elon Musk viajava no carro com seu irmão no Vale do Silício e no caminho conversavam bastante sobre as oportunidades e como poderiam abrir um negócio por lá.

Após conseguir o diploma de Bacharel em Economia e Física em 1995, Elon se inscreve no programa de Phd em Stanford, para cursar doutorado em Física e resistência dos materiais, porém depois de passar dois dias na faculdade desiste para poder abrir um negócio próprio com seu irmão.

Com $6000 dólares, dinheiro doado por um seleto grupo de investidores no Vale do Silício, Elon Musk junto com seu sócio Greg Kouri fundaram a Global Link Information Network, o negócio era uma versão das páginas amarelas só que para a internet.

Parece algo bobo, mas em 1995 no contexto de que a internet ainda estava engatinhando a Global Link era algo completamente útil e usual, a plataforma da Global Link mostrava negócios com um mapa pesquisável por cidade.

Naquele momento as economias de  Elon Musk e seu irmão eram escassas e por isso tiveram que morar no escritório da empresa que era super pequeno, tomar banho em uma associação cristã do outro lado da rua e comer a comida mais barata que podiam pagar.

Em 1996 a Global Link recebeu um aporte de 3 milhões de dólares da empresa de capital de risco Mohr Davidow Ventures e mudou seu nome para Zip2, mudando também sua estratégia comercial que era a venda de porta em porta, para a venda de seus serviços para jornais locais.

Em 1998 já havia conseguido fechar grandes acordos com mais de 160 jornais, incluindo a The New York Times, Times Mirror e Pulitzer Publishing.

Uma empresa fabricante de computadores chamada Compaq havia demonstrado interesse na Zip2, e em fevereiro de 1999 a Zip2 foi comprada pela Compaq por 307 milhões de dólares, tornando os fundadores originais da Zip2 milionários.

A parte de Elon Musk foi de $22 milhões de dólares e a de seu irmão foi de $15 milhões de dólares.

A história da X.Com hoje PayPal

Com 28 anos de idade Elon Musk já era milionário e poderia viver com esse dinheiro pelo resto de sua vida sem preocupações, porém inquieto e motivado pela burocracia dos grandes bancos, Musk percebeu que poderia facilitar algumas soluções que o mercado oferecia.

Pensando nisso, em 1999 fundou a empresa X.Com com seu antigo sócio Greg Kouri, a X.Com foi um dos primeiros bancos online do mundo, seus depósitos eram assegurados pelo FDIC.

Nos anos 2000 a empresa se fundiu com sua maior concorrente Confinity que já tinha um método de pagamento chamado PayPal e como Musk era seu principal acionista acabou se tornou CEO da atual fusão, e começou a trabalhar para fortalecer esse método de pagamento.

Em 2001 a empresa mudou de nome para PayPal assim como seu método de pagamento que fez tanto sucesso.

Em 2002 a PayPal foi vendida para a Ebay por 1,5 bilhões de dólares. 

Com a venda da empresa, Musk decidiu se desfazer da sua parte na empresa que era por volta de 11,7% das ações e embolsar 165 milhões de dólares.

O que inspirou Elon Musk a construir a SpaceX?

Enquanto ainda era CEO da PayPal Musk se mudou para Los Angeles, Sul da Califórnia com sua esposa Justine, para começar uma vida nova com família e filhos, e lá também era o centro da indústria aeroespacial, onde Musk passou a frequentar uma reunião de um grupo de entusiastas chamado Mars Society.

Em pouco tempo Musk, doou 100 mil dólares para financiar uma estação de pesquisas no deserto, com o objetivo de simular as condições de Marte, por conta da generosa doação se tornou diretor desse projeto.

Começando a idealizar o seu projeto de odisséia no espaço que seria construir uma estufa em Marte, para os humanos viverem.

Como membro da Mars Society, começou a ouvir e participar dos debates com especialistas no assunto da exploração espacial, e em uma das reuniões debatiam sobre a melhor maneira de colonizar Marte, e tiveram a idéia de enviar ratos para a um ponto da órbita da terra para simular as condições de Marte e analisar quais seriam as reações do organismo do camundongo lá, dessa maneira eles teriam uma idéia de como o organismo humano também reagiria com as mesmas condições.

Musk se interessou pela ideia mas foi além, e se ao invés de enviar os camundongos à órbita não enviamos um foguete cheio de camundongos para Marte? O valor estimado para esse feito seria algo em torno de 15 milhões de dólares por um lançamento, porém nada se comparado com a evolução científica que já não evoluia a algum tempo.

Quando a Paypal foi vendida para a Ebay, Musk já planejava entrar no mercado da exploração espacial.

Em 2002 fundou a Space Exploration, mais conhecida hoje como SpaceX, com foco em ser uma empresa barata em comparação ao mercado pré-estabelecido anteriormente, tornando mais acessível os investimentos na exploração espacial, e de lá para cá a SpaceX vem alcançando feitos inéditos.

Elon Musk não criou a Tesla Motors!

A Tesla Motors foi criada por dois amigos Martin Eberhard e Marc Tarpenning, o objetivo inicial da empresa seria encontrar um tipo de combustível sustentável que na época não era óbvio que seria a eletricidade, pois também pensavam em gás natural ou até mesmo hidrogênio.

Depois de descobrirem como seria o combustível do carro, queriam desenvolver um carro potente e esportivo, que superasse os mais populares do mercado atual até aquele momento, com a vantagem do combustível não ser fóssil.

No começo a empresa enfrentou grandes problemas com a aceitação do mercado, e a grande mídia fazendo reviews negativos de concorrentes que faziam projetos parecidos de carros elétricos como a General Motors EV1, baixando muito a reputação dos carros elétricos, sem contar as dificuldades de fazer baterias de longa duração.

A empresa sofria fortes complicações até que Elon Musk apareceu, gostou da ideia e investiu 7,5 milhões de dólares no projeto, tornando- se o principal acionista da Tesla dando um grande fôlego e gás na empresa.

Empresas menos populares de Elon Musk:

SolarCity

Em junho de 2006 a Tesla Motors compra a empresa SolarCity, empresa que fabrica painéis solares por 2,6 bilhões se tornando uma empresa subsidiária da Tesla, SolarCity foi fundada pelos primos de Elon Musk, Peter e Lyndon Rive.

Musk acredita que SolarCity é a parte que faltava na Tesla, se um cliente quiser carregar o carro da Tesla com as baterias Powerwall (baterias que carregam os carros Tesla) e quiser também usar energia sustentável para para toda a casa, agora ele não vai mais ter que contratar outro serviço de energia sustentável, por que a Tesla vai oferecer tudo em um só pacote para o cliente que quer usar uma energia limpa e sustentável.

Com isso, a SolarCity passou a comandar a Gigafactory, sede de fabricação e desenvolvimento de baterias e outros produtos relacionados à energia sustentável da Tesla.

“A Gigafactory está sendo construída em fases para que a Tesla possa começar a fabricar imediatamente dentro das seções acabadas e continuar a expandir depois disso. A estrutura atual já ocupa uma área de mais de 1,9 milhões de pés quadrados, que abriga aproximadamente 5,3 milhões de pés quadrados de espaço operacional em vários andares. Ainda assim, a Gigafactory está cerca de 30% pronta. Depois de concluído, a Tesla espera que a Gigafactory seja o maior edifício do mundo” Tesla Motors

The boring company

Foi fundada em 2006 por Elon Musk, uma empresa de infraestrutura que irá construir rotas em 3° dimensão para aliviar o trânsito nas cidades.

A maior parte do trânsito hoje acontecem em 2D (estradas e rodovias) e Elon Musk quer construir rotas em 3º dimensão ou 3D (Altura/Profundidade).

A idéia é construir túneis subterrâneos, que os carros terão acesso através de plataformas distribuídas em pontos chaves que funcionam como uma espécie de trenó, confira a simulação abaixo para entender melhor:

OpenAi

OpenAi é uma empresa sem fins lucrativos que tem por objetivo pesquisa e desenvolvimento de inteligências artificiais amigáveis.

Foi fundada em 2015 por Greg Brockman, Sam Altman e Elon Musk que coletivamente doaram 1 bilhão para iniciar as operações.

Neuralink

Elon Musk criou a Neuralink em 2016 na Califórnia para ser uma empresa de pesquisa médica, criando chips para ajudar pacientes em tratamentos médicos.

Musk esclareceu que o verdadeiro objetivo de Neuralink seria criar uma integração entre homem e máquina, dessa forma o ser humano poderia se tornar uma espécie de ciborgue.

A Neuralink vai diminuir as probabilidades de inteligências artificiais malignas tomarem más decisões para a raça humana, uma vez integrados com a inteligência artificial. Por isso a Neuralink e OpenAi são empresas que se complementam.

Musk Foundation

É uma fundação criada pelos irmãos Elon Musk e Kimbal em 2002, a fundação realiza doações nas seguintes áreas:

  • Pesquisa e defesa de energia renovável – Pesquisa e defesa da
  • exploração espacial humana
  • Pesquisa pediátrica
  • Educação em ciência e engenharia
  • Desenvolvimento de inteligência artificial segura para beneficiar a humanidade

Veja também:

Gostou do post? Deixe seu comentário e compartilhe com amigos!

Até a próxima.

Quantas estrelas esse artigo merece?
[Total: 1 Média: 5]
Gabriel Donovato

Gabriel Donovato

Apaixonado por MÚSICA, séries, filmes e tecnologia no GERAL sou produtor de conteúdo na Kaderno Tech.